PROGRAMA COMPLETO .

Culturgest and Cinemateca

Secção Principal | Culturgest

SESSÃO 1: Promised Sky

ABERTURA

De Erige Sehiri
com Aissa Maiga, Laetitia Ky, Debora Lobe Naney
Drama
Tunísia, França.
2025

Marie, uma pastora marfinense e ex-jornalista, vive na Tunísia há dez anos. A sua casa torna-se um refúgio para Naney, uma jovem mãe em busca de um futuro melhor, e para Jolie, uma estudante determinada que carrega as esperanças da sua família. A chegada de uma pequena órfã põe à prova o sentido de solidariedade entre elas num clima social tenso, revelando tanto a sua fragilidade como a sua força.

SESSÃO 2: The Burdened

De Amr Gamal
com Hoda Ramzi, Samah Alamrani, Khaled Hamdan
Drama
Iémen, Sudão, Arábia Saudita
2023

Isra’a vive com o marido Ahmed e os três filhos no antigo porto da cidade de Áden, no sul do Iémen. O seu quotidiano é marcado pelos efeitos da guerra civil: controlos militares nas ruas, cortes frequentes de eletricidade e racionamento de água. Ahmed, que trabalhava na televisão, teve de abandonar o emprego devido a vários salários em atraso, passando a trabalhar como motorista. Mal conseguem oferecer uma vida normal e uma boa educação aos filhos.

SESSÃO 3: Mother of All Lies

(A mãe de todas as mentiras)

De Asmae El Moudir
com Asmae El Moudir, Mohamed El Moudir, Zahra Jedat
Documentário
Marrocos, Catar, Arabia Saudita França
2023

Casablanca. A jovem cineasta Asmae El Moudir está a tentar desvendar as mentiras que correm na sua família. Usando uma maqueta do seu bairro de infância e figuras de cada um dos seus familiares, ela reencena a sua própria história. É então que as feridas de todo um povo emergem e a história esquecida de Marrocos é revelada..

SESSÃO 4: The Insult

De Ziad Doueiri
com Adel Karam, Kamel El Basha, Diamand Abou Abboud
Drama, Líbano, França.
2017

Beirute dos nossos dias. Um insulto descontrolado leva Toni (um cristão libanês) e Yasser (um refugiado palestiniano) ao tribunal. De feridas secretas a revelações, o confronto dos advogados leva o Líbano à beira da explosão social, mas obriga estes dois homens a olharem-se nos olhos.

SESSÃO 5: A Son

(Un fils)

De Mehdi Barsaoui
com Sami Boajila e Najla Ben Abdallah
Drama-thriller
Tunísia, França
2019

No verão de 2011, Fares e Meriem partem com o filho Aziz, de dez anos, para um fim de semana em Tataouine, no sul da Tunísia. No regresso, são apanhados numa emboscada terrorista e uma bala perdida fere gravemente o rapaz. Atingido no abdômen, Aziz chega ao hospital em estado crítico, e só um transplante de fígado o poderá salvar. Fares e Meriem vêem-se numa corrida contra o tempo para preservar a vida do seu filho.

SESSÃO 6: Thank you for Banking with Us

De Laila Abbas
com Yasmine Al Massri, Clara Khoury
Comédia
Palestina, Alemanha, Arabia Saudita, Catar, Egito
2024

Quando o pai morre, deixando uma grande quantia de dinheiro no banco, duas irmãs colocam de lado as suas diferenças e unem forças contra a lei Sharia, segundo a qual o irmão tem direito ao dobro do que cabe a cada uma delas.

SESSÃO 7: From Ground Zero

De Rashid Masharawi
Documentário
Palestina, Jordânia, França, Catar, EAU
2024

Grom Ground Zero é um projeto envolvente que reúne 22 curtas-metragens criados por cineastas talentosos de Gaza. Lançada por Rashid Masharawi, um reconhecido cineasta palestiniano, a iniciativa nasceu num contexto de conflito e tem como objetivo proporcionar uma plataforma para que jovens artistas se expressem através da sua arte. Cada filme, com duração entre 3 e 6 minutos, apresenta uma perspetiva única sobre a realidade atual em Gaza. O projeto captura as diversas experiências de vida no enclave palestiano, incluindo os desafios, tragédias e momentos de resiliência enfrentados pelo seu povo. Usando uma mistura de géneros, incluindo ficção, documentário, docuficção, animação e cinema experimental, From Ground Zero apresenta uma rica diversidade de histórias que refletem a tristeza, a alegria e a esperança inerentes à vida em Gaza.

Apesar das condições difíceis de filmagem, a vibrante cena artística de Gaza brilha nesta coleção, oferecendo um retrato íntimo e poderoso da vida quotidiana e do espírito resistente do seu povo.

SESSÃO 8: Beirut Hold’em

De Michel Kammoun
com Salah Bakri, Fadi Abou Samra, Issam Bou Khaled
Crime/Drama
Líbano
2022

Beirut Hold’em retrata a vida de Ziko, um ex-presidiário e pequeno jogador de 40 anos, e seus três amigos de infância, em um bairro decadente de classe média baixa de Beirute. Eles estão lutando para abrir caminho em um país à beira da guerra e da falência, onde a instabilidade faz da vida cotidiana outra forma de jogo.

SESSÃO 9: Happy Holidays

(Haifa Chronicles)

De Scandar Copti
com Manar Shehab, Toufic Daniel, Wafa Aoun
Drama
Palestina, Alemanha, França, Itália, Catar
2024

“Haifa Chronicles” acompanha uma família palestiniana que vive em Haifa e cuja vida pacífica é perturbada por um incidente aparentemente sem importância. Este acontecimento irá revelar segredos e mentiras no seio da família, ameaçando a sua reputação e coesão.

SESSÃO 10: Seeking Haven for Mr. Rambo

De Khaled Mansour
com Essam Omar, Rakeen Saad e Ahmed Bahaa
Drama
Egito, Arabia Saudita
2024

Hassan tem trinta anos e vive com a mãe nos subúrbios de uma grande cidade. A vida é dura e o jovem debate-se todos os dias com o desejo de deixar um emprego que não o satisfaz, mas a mãe incita-o a manter a única fonte de rendimento da família. Uma réstia de esperança é a relação com o seu cão, Rambo. Para salvar a vida de Rambo, Hassan terá de sair da sua inércia e questionar todas as suas certezas.

SESSÃO 11: Frantz Fanon

De Abdenour Zahzah
com Alexandre Desane, Gérard Dubouche, Nicolas Dromard
Drama
Argélia, França
2024

1953, Argélia colonizada. Fanon, um jovem psiquiatra negro, é nomeado médico-chefe do Hospital Blida-Joinville. Estava a pôr em prática as suas teorias de “Psicoterapia Institucional” em oposição às teorias racistas da Escola de Psiquiatria de Algies, enquanto uma guerra eclodiu nas suas próprias enfermarias.

SESSÃO 12: Aisha Can’t Fly Away

ENCERRAMENTO

De Morad Mostafa
com Buliana Simon, Emad Ghoniem, Ziad Zaza
Drama/Thriller
Egito, Catar, Tunísia, França, Alemanha, Sudão, Arabia Saudita
2025

Aisha é uma cuidadora sudanesa de 26 anos que vive num bairro no coração do Cairo, onde testemunha a tensão entre os seus colegas migrantes africanos e os gangues locais. Presa entre uma relação indefinida com um jovem cozinheiro egípcio, um gangster que a chantageia para fazer um negócio pouco ético em troca de segurança e uma nova casa onde é designada para trabalhar, Aisha luta para lidar com os seus medos e batalhas perdidas, fazendo com que os seus sonhos se cruzem com a realidade e a levem a um impasse.

Prémio “Final Cut” Biennale di Venezzia | Venice International Film Festival Seleção Oficial, Un Certain Regard/Golden Camera | Cannes Film Festival 2025 Seleção Oficial Melhor Filme | Durban International Film Festival

Secção Retrospectiva | Cinemateca

SESSÃO 1: The Hour of Liberation Has Arrived

(Saat el Tahrir Dakkat, Barra ya Isti Mar)

De Heiny Srour
Documentário
Líbano, França, Inglaterra
1974

SAAT EL TAHRIR DAKKAT, BARRA YA ISTI MAR, de Heiny Srour, é o primeiro filme alguma vez realizado por uma mulher libanesa, constituindo por isso um documento único para a história quer do cinema do Líbano, mas também de Omã, onde foi filmado. Entre 1971 e 1974 a realizadora viajou para Dhofar, no Omã em plena guerra civil para acompanhar um movimento guerrilheiro, democrático e feminista que lutava contra o Sultanato de Omã pela liberação secular, fazendo um retrato de uma tentativa de reforma social e do papel político das mulheres numa sociedade árabe.

SESSÃO 2: Leila and The Wolves

(Leyla wal-Dhi'b)

De Heiny Srour
com Rafik Ali Ahmad e Nabila Zeitouni
Documentário/Drama
Líbano
1984

Realizadora relevantíssima no panorama do cinema árabe, Heiny Srour foi a primeira mulher a fazer filmes no Líbano, centrando os seus temas numa abordagem do mundo feminino e no lugar político das mulheres no mundo árabe. LEILA WA AL ZIAP é o seu único filme ficcional, e conta a história de Leila, uma estudante libanesa exilada em Londres que viaja no tempo pela história das mulheres libanesas e palestinianas e as suas condições sociais ao longo do século XX, fazendo uma revisão da memória árabe de acordo com uma perspetiva feminina através de reinterpretações de imagens de arquivo.

Leila and the Wolves foi restaurado pelo CNC – Centre national du cinéma et de l’image animée. Selecionado para o Venice Classics 2021.

SESSÃO 3: Seuils Interdits/La Noce (Al-Urs)

Seuils Interdits, De Ridha Behi
com Raouf Ben Yaghlane e Christine Berg
1972
Drama
Tunísia, França

La Noce (Al-Urs), de “Collectif Le Nouveau Théâtre de Tunis”
com Jalila Baccar, Fadhel Jaziri, Fadhel Jaibi, Mohamed Driss
1978
Drama
Tunísia

Adaptação de uma peça de teatro, por sua vez inspirada em A Boda dos Pequenos Burgueses, de Bertolt Brecht, a ação de LA NOCE decorre após o jantar que tradicionalmente encerra o sétimo dia do casamento. “AL ÔRS é uma rapsódia de material disperso que se funde num todo unificado, onde todas as suas facetas se encaixam perfeitamente” (Hédi Khélil, Bologna 2025). A abrir a sessão, SEUILS INTERDITS retrata o destino trágico de um jovem vendedor de rua levado a transgredir os tabus sexuais, políticos e religiosos de uma sociedade conservadora. Aqui, o interdito não é apenas o do título: controverso, o filme foi durante muito tempo proibido na Tunísia.

Os dois filmes são aqui apresentados pela primeira vez, em novas cópias digitais recentemente restauradas pela Cinemateca.